20 de fev. de 2008

O que faz de um ídolo um ídolo?

Taí um texto meio louco que eu fiz ontem rapidinho..

Primeiro eu gostaria de esclarecer aqui, que neste momento falo de ídolos como astros de Rock (ou pop), modelos, atores e outros ou, resumindo, grandes pessoas públicas que têm sua imagem de alguma forma construída ou manipulada pela mídia, e não o seu pai ou o seu cachorro. Falo de ídolos que nem sabem que VOCÊ existe.

O que os torna tão especiais se você nem os conhece?.. Essa pergunta não brotou na minha cabeça, ela já apareceu pronta, depois de ler um blog de uma amiga e, porra! Cara, tem tudo a ver com o que eu estudo! Fiquei pensando nisso e por fim resolvi escrever o que eu tava pensando pra ver se organizava meus pensamentos.

O que eu pensei de cara foi: é tudo uma questão de imagem, como tudo hoje, porque você idolatra de fato a imagem do seu “idAlo” e não a pessoa em si, afinal, você nem a conhece. Pensem comigo; aquele musico foda de mais que você adora aparece no banheiro de bar e vai mijar do seu lado, você já tomou umas e ele também. Cê vai e puxa papo com ele e pede um autógrafo, fim! Volta pra sua mesa feliz da vida e conta pros amigos. Agora imagina que você é parente daquele músico foda e o conhece desde pequeno, você poderia sim admirá-lo e se orgulhar dele talvez, mas obviamente você não agiria euforicamente se o visse ou seria obcecado por ele. Logo, a primeira premissa para ser “Ô IDALO” ééé: ser desconhecido. E por que ele tem que ser desconhecido? Porque de novo, você idolatra a imagem dele, que a mídia constrói e também o pacote que ela trás. Se ele é um músico fodão e porra-louca, você gosta de como ele se veste publicamente, de como ele age em eventos chatos, das letras das musicas dele e do que ele fala (em entrevistas), você sabe que ele é “assim” como?!? Pela mídia lógico! Se seu primo fodão tomasse um porre num evento público (essa vai pra debinha! muahaha) e você tivesse que o levar em casa não seria tão legal, seria?

Se você compra o CD novo do mr.Fodão, você ta comprando Ô mr.Fodão, em forma de produto, e é isso que ele é pra nós. Imagem, produto, status, ele é isso aí.. Se você compra uma camisa com o rosto do seu ídolo você esta comprando o quê? Imagem! Se você compra uma revista com a foto dele na capa você ta comprando o quê? Imagem! E por que comprar a imagem de alguém? Porque ela te dá status e te deixa “feliz”. Status porque ela custa R$29,90 e tem um acabamento bunitinho, então você é uma pessoa que não usa roupas quaisquer e também se você gosta de tal celebridade isso te remete à determinada tribo urbana, com determinado comportamento social, poder aquisitivo e nível intelectual, isso te deixa “felizin”.

Conclusão: já não se fazem ídolos como antigamente (bem antigamente)! Hoje temos tantos pra escolher, e eles desaparecem tão rápido que se tornam produtos, antes eles viravam lendas.

4 comentários:

coutoman disse...

Espero que isso nao ocorra conosco.

Lila disse...

bom texto.. nunca tinha parado pra pensar nisso... :)

carlota disse...

muito bom, canedo! adorei seu texto e eu concordo! depois vamo discutir mais, mas achei bom demais viu!

e aceitei o convite, mas fiquei timida, pq esses dias acho que eu nao vou colaborar mto com o cantinho! mas soh esses dias, depois eu chego ae! e brigada de novo, sinto-me honrada de fazer parte de um blog tao reconhecido e respeitado! bom demais!

Zimmer-Homem disse...

hahahaha carlota, c é o ouro!
Seja bem vinda a esse "blog tao reconhecido e respeitado" hahaha. Não esquenta com contribuições imediatas não, deixa elas aparecerem naturalmente..