2 de nov. de 2009

A Lei do Silêncio da Imprensa Mineira

Recentemente, o experiente jornalista Juca Kfouri afirmou que o Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, "deu um empurrão e um tapa em sua acompanhante", em uma festa da Calvin Klein, no Rio de Janeiro. Ele disse ainda que a informação foi confirmada por "diversas testemunhas".

A assessoria de imprensa do governo mineiro desmentiu a história e contatou Juca, afirmando em nota, que a considera caluniosa. Mas Juca reiterou a notícia, dizendo que foi contatado pela assessoria e que o blog (http://bit.ly/sYC9 ) a mantém inalterada.

A jornalista Joyce Pascowitch, da Folha de São Paulo, relatou o mesmo incidente em seu blog (http://bit.ly/2PLfWV), sem citar o nome do governador.

O também experiente jornalista Ricardo Noblat, d’O Globo, desmentiu a história e falou que ouviu de Letícia, a namorada de Aécio, que: “Não aconteceu nada. Meu azar foi me apaixonar por um político".

Coincidentemente, saiu uma nota no blog do Portal IG (http://bit.ly/AUV9i), que mostra candidamente Aécio e Letícia na Praia do Jurerê, em Florianópolis, como um casal apaixonadíssimo, no dia 01, uma semana depois do suposto incidente.

A imprensa mineira fez valer sua subentendida e obscuramente acordada Lei do Silencio, e não comentou o assunto. Juca, jornalista experiente e conhecido que é, parece ter se levantado para fazer seu ofício em sua mais pura forma; o jornalismo que preza a notícia e preza o que é de interesse público. Os anos de trabalho com esporte, e sua extensa carreira nos fazem crer que a informação não foi plantada e que foi realmente apurada. Lastimavelmente, seus colegas mineiros não o acompanharam nessa incursão corajosa, e o incidente vai ser apagado pelo silencio em poucos dias. Assim, não poderemos saber se o Governador realmente agrediu sua namorada, e que, se isso ocorreu, que sua assessoria plantou a notícia de Florianópolis ou, se Kfoure ou suas diversas testemunhas tiveram interesse em relatar a suposta história.

4 comentários:

Universo Cidade disse...

mas sempre é assim e por afirmar isso não digo que é o certo... mas tudo é apagado, ate o que nos cospem na cara , aprendemos a aceitar de bico calado tudo , o mocinha apanhou? ja n me importa tanto , no fundo ela deve é rir da cara dele , "bate bate , o que eu quero é seu dinheiro" mas o chato sao outras noticias que muitas vezes sao importantes mas a maneira que a midia as expoem fazem com que n se de tanta importancia...

Universo Cidade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Universo Cidade disse...

eu vi um post aqui falando da uni do maranhao mas n deu tempo de ler , cursa algum curso lá?!

achei o blog por acaso e gostei, botei para acompanhar , mas depois pensei poder ser de certa forma uma desconhecida entrando em terreno que n é seu, alguamas pessoas n gostam, querem seus blogs so p si, é seu caso?!

Zimmer-Homem disse...

Não não, adoro leitores!
Nada, coloquei porque achei bacana a iniciativa da UNE. Estudo jornalismo na PUC Minas (;