23 de dez. de 2008

"o ano está acabando.. de novo.. passou tão rápido não?"

O nosso querido "Cantinho Louco" já completou mais de um ano e um mês de vida e ninguém lembrou de dar parabéns à ele. Resolvi re-publicar aqui um dos primeiros textos do blog, do dia 20/12/2007. Sobre ufanismos de final de ano, aqui vai:

Odeio ufanismos de final de ano, principalmente os da Globo. Aquelas musiquinhas felizes me doem a espinha! Aliás, não sou simpático a manifestações exaltadas de cunho ufanista em geral.

Repudio a supercobertura da decisão da FIFA da copa do mundo de 2014 ser no Brasil, e morro de preguiça do Galvão Bueno e o amor incondicional que o jornalismo esportivo em geral instiga pela “seleção”. Vejam bem, adoro futebol, mas acho ignorância e muito pequeno depositar tanta importância e atenção num time e muito menos achar que a felicidade está nele.
Cabe aqui dizer (ou não) que não gosto também de famílias felizes de comerciais de margarina, da musiquinha do “Fantástico” domingo à noite, nem da Ana Maria Braga, nem da Xuxa, nem do Gugu, e muito menos do Faustão. Não me apetecem muito os filmes de natal e definitivamente musicas sertanejas, principalmente as de amor ou de corno; todas! *Ta bom, eu sei que nem todos esses são ufanismos ou ufanistas, mas eu os odeio também!
Não muito pessimista em relação ao futuro, mas tento não me iludir com bobagens. Acredito que esses ufanismos-vendidos na televisão, que só buscam audiência, tanto quanto na publicidade em geral, têm uma influência terrível na ideologia e na moral da sociedade. É fato, e tenho de reconhecer, que estes são produtos de um sistema perverso, excludente e meritocrático que, de várias formas procura controlar os “desfavorecidos”, entre elas: dar a eles falsas esperanças de se tornarem favorecidos, quando uma ínfima parcela destes o faz de fato. É aí que se inserem os ufanismos, eles fomentam ingênuas esperanças e, além disso, distorcem nossa visão de mundo.
Quem disse que a festa é nossa, que a festa é minha e, pior; que ela é de quem quiser? O sô João, que ta passando o reveillon sozinho no seu barraco na roça, assistindo a sua tv preto-e-branca com um cabide na antena e de chapéu por causa da goteira, não ta achando o maldito do dia 31 uma festa!
Poderíamos ser ingênuos e dizermos que esses ufanismos “dão esperança a quem não pode ter nada”, grande bosta! Se não pode ter nada, porque alimentar falsas esperanças? Muito melhor seria dar alguma possibilidade de ter algo mais do que o “nada” a essas pessoas.
Dos 180 milhões de brasileiros, quantos passam o reveillon com a globeleza?
Não condeno de todo o ufanismo, afinal precisamos de algo para sonhar, somos humanos (eu acho) não? Só queria aqui desejar a todos boas festas (ufanismo) e alerta-los contra os perigos sonhar muito alto no final do ano, façam sim planos para o ano que vem, mas vão com calma! E por favor, não sobrecarreguem o bom velhinho pedindo mundos e fundos! Um voto de "tudo de bom" pra todos os leitores do cantinho e, novamente se sintam abraçados todos que leram esse texto, dessa vez estou tomado pelo “espírito do natal”!

6 comentários:

Giovani E Ribeiro disse...

Hehehehe
muito bom!
só acho que é bom sonhar alto cara. Contando que o sonho não seja o que a globo te mandou sonhar.
Mas foi isso que voce quis dizer...
muito bom!
Eu apenas incluiria no texto que odeio os planos de ano novo que fazemos, graças ao clima de ufanismo presente, obviamente. Aqueles do tipo vou emagrecer, vou estudar que nem um tatu, vou orar toda noite para o papai do céu e ai vai...
hehehe

Lua(na) disse...

Eu sempre faço planos de final de ano! Eu sempre acredito que o ano novo será melhor! Eu sempre deposito esperanças na nova fase.
Ai, meu Deus, é grave?

Zimmer-Homem disse...

nem é grave.. queria ser assim

Unknown disse...

eu sempre falo que vou emagrecer e sempre falo que vou estudar mais ;/

Giovani E Ribeiro disse...

não gosto é dos planos típicos que fazermos, aqueles que não vamos cumprir, mas mentimos pra nós mesmos que tudo será diferente e que no novo ano faremos tudo diferentemente bem.

e caneco, usei uma idéia sua no meu último post. Se não puder, me desculpa, fala que eu tiro
hehehe
eh noix

Zimmer-Homem disse...

claro que pode brother! Quando eu voltar pra casa eu vou dar uma lida lá!