20 de dez. de 2007

o ano está acabando.. de novo.. passou tão rápido não?

Odeio ufanismos de final de ano, principalmente os da Globo. Aquelas musiquinhas felizes me doem a espinha! Aliás, não sou simpático a manifestações exaltadas de cunho ufanista em geral.
Repudio a supercobertura da decisão da FIFA da copa do mundo de 2014 ser no Brasil, e morro de preguiça do Galvão Bueno e o amor incondicional que o jornalismo esportivo em geral instiga pela “seleção”. Vejam bem, adoro futebol, mas acho ignorância e muito pequeno depositar tanta importância e atenção num time e muito menos achar que a felicidade está nele.
Cabe aqui dizer (ou não) que não gosto também de famílias felizes de comerciais de margarina, da musiquinha do “Fantástico” domingo à noite, nem da Ana Maria Braga, nem da Xuxa, nem do Gugu, e muito menos do Faustão. Não me apetecem muito os filmes de natal e definitivamente musicas sertanejas, principalmente as de amor ou de corno, todas! *Ta bom, eu sei que nem todos esses são ufanismos ou ufanistas, mas eu os odeio também!
Não muito pessimista em relação ao futuro, mas tento não me iludir com bobagens. Acredito que esses ufanismos-vendidos na televisão, que só buscam audiência, tanto quanto na publicidade em geral, têm uma influência terrível na ideologia e na moral da sociedade. É fato, e tenho de reconhecer, que estes são produtos de um sistema perverso, excludente e meritocrático que, de várias formas procura controlar os “desfavorecidos”, entre elas: dar a eles falsas esperanças de se tornarem favorecidos, quando uma ínfima parcela destes o faz de fato. É aí que se inserem os ufanismos, eles fomentam ingênuas esperanças e, além disso, distorcem nossa visão de mundo.
Quem disse que a festa é nossa, que a festa é minha e, pior; que ela é de quem quiser? O sô João, que ta passando o reveillon sozinho no seu barraco na roça, assistindo a sua tv preto-e-branca com um cabide na antena e de chapéu por causa da goteira, não ta achando o maldito do dia 31 uma festa!
Poderíamos ser ingênuos e dizermos que esses ufanismos “dão esperança a quem não pode ter nada”, grande bosta! Se não pode ter nada, porque alimentar falsas esperanças? Muito melhor seria dar alguma possibilidade de ter algo mais do que o “nada” a essas pessoas.
Dos 180 milhões de brasileiros, quantos passam o reveillon com a globeleza?
Não condeno de todo o ufanismo, afinal precisamos de algo para sonhar, somos humanos (eu acho) não? Só queria aqui desejar a todos boas festas (ufanismo) e alerta-los contra os perigos sonhar muito alto no final do ano, façam sim planos para o ano que vem, mas vão com calma! E por favor, não sobrecarreguem o bom velhinho pedindo mundos e fundos! Um voto de "tudo de bom" pra todos os leitores do cantinho e, novamente se sintam abraçados todos que leram esse texto, dessa vez estou tomado pelo “espírito do natal”!

9 comentários:

Anônimo disse...

alimentar falsas esperanças eh a raiz de tudo, canedo! o mundo explodiria sem isso, pq o mundo explodiria sem capitalismo! e eh soh com os pobres querendo as coisas que os ricos passam a ter status por ter as coisas... se os pobres nao quisessem, os ricos nao precisariam comprar pra afirmar que sao melhores! e aí? o que fariamos com as nossas vidas? pq neh, agora nao tem mais volta, entao o mundo explodiria, como eu ja citei!
mas sim, eu concordo que eh triste e ruim...

e feliz natal e etc pra vc tb! =)

Zimmer-Homem disse...

"pq neh, agora nao tem mais volta"?
ah eu não acho não! E o status não tá principalmente no que a publicidade agrega aos produtos, os ricos também estão sujeitos à ela! O controle é para que os pobres não se rebelem e a grande maioria deles não se rebela.. E eu acho que o mundo vai explodir either way viu! Mais rápido com o capitalismo eu diria..
mas brigado pelo feliz natal..

Anônimo disse...

Puxa.. Eu adorava "Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou.." até ler esse texto.. Agora estou triste. Muito obrigada por estragar meu sonho de um ano melhor que esse que passou! =/ Vc é mesmo um mala, Canedones!!
Brincadeira.
rs

(mas é sério que a musiquinha ficou vazia agora. seu páia.)

Anônimo disse...

eh, ta certo, todos estão sujeitos à babaquice!
mas eu acho que nao tem volta nao...
e com toda certeza o mundo vai explodir either way, entao vamo relaxar!

e passou um comercial de natal feliz aqui e eu lembrei de vc! hahahah eh muito ruim MESMO! as musicas, tudo! concordo demais com vc!

coutoman disse...

que papo cabeça da porra

Anônimo disse...

acho que essas festas de fim de ano,assim como pascoa,dias dos pais,das maes,servem pra vender coisas. E junto vendem esse clima nojento de familia perfeita e mundo lindo. Mas q dura do dia 24 ate dia 2 de fevereiro, quando os anuncios acabam,o lucro é computado e o "resto" volta a tabalhar

Anônimo disse...

é canêdo concordo com vc!!
mas o problema é que vc só é mais um que tem a capacidade de perceber todo o jogo do capitalismo,o "ufanismo" mostrado pela mídia,mas que não faz nada pra mudar.É ai que está o problema, as pessoas(principalmente os jovens)adoram ir contra o sistema, ser a oposição,mas são passivos, inertes.Mas e as soluções? Será que não somos capazes de encontrá-las?
Não estou dizendo que eu faço alguma coisa para contribuir com essa mudança, muito pelo contrário assumo sou uma pessoa passiva...
A minha pergunta: é até quando??

Zimmer-Homem disse...

Eu já disse que anônimo aqui não é muito bem vindo, mas anyway..
Escrever aqui já é um começo não??
E sim eu não me conformo com "ô sistema" e adoro criticá-lo, eu posso, não??
"Mas e as soluções?"
Caro anônimo, mesmo se eu achasse soluções, que poder eu tenho e que credibilidade para que elas deixassem de ser especulações e virassem realidade??
yeah..

coutoman disse...

caro anônimo,
Eu odeio perguntas retóricas. E o foda-se é SEU, antes que vc mencione.