Odeio quando as pessoas te corrigem o "bom dia".
A expressão "bom dia", na minha concepção, pode ser falada a qualquer hora do dia já que quando você a fala, você está desejando à alguém um bom dia. A pessoa deveria responder "obrigado" ou "obrigada", porque é uma gentileza você desejar que o dia dela seja bom.
Agora, se você fala "bom dia!" e um mela-cuéca vem e te corrige sutilmente: "boa tarde", ele não sabe que o seu desejo de ele ter um dia bom é muito melhor do que o dele de você ter apenas uma tarde boa, então sinta-se livre pra falar: "péssimo dia pra você seu bostinha!". Mas cuidado com a reação dele.
A dualidade da expressão: "bom dia" se resume em um sentido antigo; de desejar a uma pessoa que ela tenha um dia agradável, e um que a repetição e o mau uso dela a deu, que é: sentido nenhum! Não é um "oi", mas também não é um "bom dia" no sentido antigo, é só um "bla bla bla" de praxe, que expressa a nossa "educação" no sentido de adestramento, ou a perda da nossa animalidade e a pasteurização do nosso comportamento em sociedade. É quase como o tudo bem de "oi, tudo bem?", que também é um "bla bla bla" que quase ninguém responde sinceramente.
Melhor que dizer "bom dia", seria dizer "boa semana", ou "bom mês", ou "boa vida" né. Ou "boa sorte"! Geralmente quando as pessoas dizem "bom dia", isso quando dizem para estranhos, é quando querem alguma coisa como serem atendidos num balcão ou algo do gênero.
Finalmente, do fundo do meu coração, um bom dia para vocês, e vão pela sombra!
2 comentários:
Eu sempre falo bom dia, a qualquer hora. E estou cercada por esse povo que me corrige a expressão e reprime meus desejos de felicidades ao longo dessa coisa curta, mas cheia, que é um dia terrestre.
te entendo lipe, talvez a gente deveria dizer: boa manhã e assim tornar o bom dia em dia como um todo.
anyway, bomdiaflordodia
Postar um comentário