21 de nov. de 2007

Papo Cabeça

"A juventude hoje não tem uma bandeira para carregar e por isso me parece perdida"



01:46 da manhã de quarta. Sim, em outras ocasiões eu diria terça de madrugada! Hoje, porém, estou disposto a fazer um desabafo, e não será dos felizes. O que me abafa? A falta de sentido e de objetivo do mundo!
Não costumo discutir o tema que irei abordar. Eu diria que somente bêbado e superficialmente pelos butecos do planeta-terra. O fato é que me sinto sufocado com a falta de ideologias fortes e com o comodismo da sociedade, principalmente por parte da minha geração. Em outras épocas as pessoas tinham um ideal por que lutar e mais, tinham coragem e disposição para se exporem na defesa de suas causas, como a paz, a libertação sexual, a liberdade de expressão, etc, etc, etc.
A juventude hoje não tem uma bandeira para carregar e por isso me parece perdida. O sistema, utilizando-se de seus próprios artifícios, sobretudo a publicidade, acabou evoluindo de tal forma para combater seus opositores e suas fraquezas que se tornou uma imensa bola de neve, cíclica, sempre girando, que de tanto tentar criar algum sentido para seu funcionamento terminou por perder qualquer significado que antes tinha, dogmatizando-se.
Comprar, consumir, malhar, comer, trepar, beber, fumar, não fumar, esses atos tornaram-se paradoxalmente ridículos e supervalorizados. O capitalismo, sem o comunismo como sua contrabalança, tornou-se verdade absoluta e inquestionável e a ideologia certamente mais forte e latente que notamos atualmente.
Não me admira o aumento do consumo de drogas no mundo mais, nem dos casos de bulimia e anorexia, nem o alto número de suicídio em paises com “alta qualidade de vida”, nem a obesidade dos estado-unidenses, nem a subnutrição dos nordestinos. Não me admira que conhecidos meus vivam em drogas sintéticas ouvindo “musica” eletrônica, ou que adolescentes trajando preto, hiperemocionais e bissexuais povoem a praça da savassi à noite. Sendo assim, muito menos que os diretórios acadêmicos das faculdades, outrora efervescentes antros de conspirações e movimentações políticas, hoje passaram a ser, no máximo, salas de sinuca.
Se outrora lutaram pela democracia, onde está ela? Muitos dos corruptos hoje nas câmaras pelo país certamente foram contra a tal da ditadura.
Se lutaram pela libertação sexual, surgiu a Aids, que é muito pior do que bicho papão.
Se lutaram pela paz, hoje ela parece uma piada, ou uma utopia bíblica.
Se lutaram pelo Rock’n’Roll, surgiram a MTV e o Micheal Jackson.
Sim, realmente nossa geração é conformista e acomodada. São poucos os jovens que são engajados em alguma causa que valha a pena e não apenas venda chaveiros ou que tente salvar as baleias do ártico. O que me tira o sono nessa madrugada é que nós, apáticos e alienados, fomos criados por uma geração engajada, que mudou o contexto em que vivia, e lutou para que isso acontecesse. Acredito que caberia a nós, jovens, perguntarmo-nos se queremos de fato viver num mundo que é fruto dessas lutas de nossos pais contra nossos avós, ou se poderíamos de alguma forma, criar e lutar por algo melhor e que seja do NOSSO jeito. Somos ou não somos o futuro do país?


_____*Se falei alguma coisa ofensiva ou absurda, desculpas! Quero deixar claro aqui, que não briguei com minha mãe antes de escrever esse texto e que, minha mais íntima intenção ao escrevê-lo era suscitar um debate saudável.

6 comentários:

Anônimo disse...

É.. Acho que a palavra é "comodismo". Parece que tudo que precisamos está acessível; nada nos falta, ou pensamos que temos tudo que precisamos. E nessa, não vemos por que lutar.
Ao meu ver, não é preciso se desesperar querendo ver jovens ativos e desejosos de mudança. Tudo acontece naturalmente. Aqueles que se sentem, de alguma forma, prejudicados, lutam, sim. Mas se forem minorias, acabam sendo abafados, já que não há quem se una a eles, quem queira se envolver por uma causa que não lhe afeta diretamente.
Falta companheirismo. Compaixão, talvez.
E sobra comodismo...

Anônimo disse...

Prezado Caneco,
O fato de nao ter uma bandeira que carregar nao significa que esta juventude esteja perdida.Na verdade,ha 25/30 anos atras,era mais facil identicar os inimigos(ditadura por ex)e lutar contra.Mas aí nao sobra energia para pensar em constrir algo novo,porque vc esta envolvido numa luta.
Acho que a grande diferenca de geracoes é : nós lutamos para destruir/mudar o status vigente na epoca.Vcs tem que lutar para criar/construir algo novo/inedito.
Nós tinhamos varios"inimigos",faceis de identificar e lutar contra.Vcs nao.
Talvez sua tarefa seja mais dificil(de onde partir?)embora(talvez) menos penosa.
Há que se criar algo inovador,e nao fazer o que outras geracoes já fizeram!!Pense!!!Crie!!!O planeta está cheio de oportunidades!!

Acho que para um comentario falei"pra karai"!!!

Valeu,

Bj,

Veio

Unknown disse...

anonimo acima:
"nao sobra energia para pensar em constrir algo novo,porque vc esta envolvido numa luta."

e q luta é essa em q nao se pensa em algo novo? se luta em função do q entao? lutar por lutar... taí o q falta na nossa geração, a identidade.

"Nós tinhamos varios"inimigos",faceis de identificar e lutar contra.Vcs nao."

ns! hj possuimos mais inimigos do q nunca. e pq vc se exclui qndo fala "vcs"? vc ja nao faz mais parte? ja lutou e agora é nossa vez?
a identificacao de inimigos é explicitamente facil de se fazer, mas sao tantos e tao fortemente entrelaçados q nao se sabe por onde começar a travar uma luta. ainda mais nos dias de hj, com a juventude extremamente alienada pela midia e materialismo.

caneco:
por falta de tempo nao li todo seu texto, mas comento uma das partes q li (assim q possivel lerei todo).
descordo completamente ao ler q nossa juventude nao tem uma bandeira para carregar. temos inumeras, ache a sua. se ja achou e acha q se resume em mesas de sinuca, vc esta acomodado no lugar errado. garanto-lhe q ha mais jovens empenhados em lutas sociais do q vc imagina. presencio isso, e olha q numa pequena cidade do interior. presencio tbm as dificuldades inumeras e barreiras quase intransponiveis q enfrentamos, cada vez engolindo mais pessoas, q por falta de força, coragem, ou objetivo mesmo, acabam engolidos pelo conformismo ou desesperança. cabe a cada um saber com q força abraçar uma bandeira e levanta-la o qnto puder, nao?

Zimmer-Homem disse...

Não?
Não sei cara, mas quando eu disse que a juventude não tem UMA bandeira pra carregar eu quis dizer, como você mesmo disse antes, que não temos uma identidade. Se alguém luta por alguma coisa, luta isoladamente. Se como você diz que o número de jovens envolvidos em lutas sociáis me surpreenderia, eu digo que essas lutas costumam ser irrisórias e não resolvem muito mais que a conciência pesada deles.
um abraço

Unknown disse...

concordo com vc, caneco. há lutas sim, e bastante até. mas sao pequenas e muito distanciadas entre si. em meu ponto de vista, falta um entrosamento maior, saca? uma uniao de forças... pelo q vejo, ficam varios lutando suas proprias causas q só se diferem umas das outras por pqnas particularidades. isolados e pequenos, como combater o grande e forte? aqla velha pergunta: 500 pintchers(nao sei escrever isso) matam um leão?

Zimmer-Homem disse...

yeah yeah! Agora concordamos... ahieuahieuhhehehehe devem matar cara, num é possivel!